Será mesmo necessário ter página nas redes sociais? Em todas? Qual a mais adequada ao meu negócio? Como gerir o Social Media?
Num mundo global e constantemente conectado, as redes sociais assumiram uma importância crescente na sociedade em geral, mas também para as empresas de qualquer ramo de atividade.
As redes sociais são uma excelente alavanca para qualquer negócio e essenciais para estar mais perto do seu público-alvo.
O Facebook tem hoje mais de 2375 milhões de utilizadores mensais ativos globalmente. Em Portugal, 90% dos cerca de 8 milhões de utilizadores de Internet usa o Facebook, o que se traduz em 7,2 milhões de contas ativas.
Já o Instagram tem 1000 milhões de utilizadores mensais ativos no mundo, com 61% dos utilizadores da Internet no nosso país a ter uma conta ativa.
Espreitando estes números é fácil perceber que as redes sociais são hoje uma ferramenta essencial para canalizar tráfego para o seu site, dar a conhecer novos projetos, serviços ou produtos, conquistar novos clientes e vendar mais.
Além disso, através das redes qualquer empresa consegue conhecer melhor as suas personas, saber o que querem, como e onde, conseguindo assim traçar uma melhor estratégia, definir preços ou até criar novos produtos ou serviços.
Cria notoriedade, permitir estar mais perto dos clientes e potenciar o conhecimento da marca.
O contacto com os clientes pode ser feito de forma muito mais rápida, o que ajuda a fidelizar e mesmo a conquistar novos públicos.
Por isso muitas empresas já contam com um profissional dedicado a gerir as redes sociais, a responder a comentários, lançar debates sobre determinado tema, produção de conteúdos impactantes e que gerem interações. É a pessoa responsável por gerir a notoriedade e posicionamento da marca nesta montra digital.
Investir numa estratégia de social media é portanto fundamental nos dias de hoje.